O Parque Araxá é um dos bairros mais tradicionais de Fortaleza! Os moradores mais antigos dão conta de que ele surgiu por volta de 1950, a partir de um cercado que era habitado por um cidadão conhecido apenas como Zé Crateús. Na época, com o aparecimento de boatos dando conta que a estrada de ferro iria passar por dentro do terreno, seus proprietários resolveram cercá-lo e transformá-lo em lotes que, em seguida, foram vendidos a diversas famílias, notadamente vindas do interior do Estado.
Essa denominação foi inspirada num cacimbão existente na Rua José Sombra, quase esquina com a Avenida Jovita Feitosa, de onde se tirava água de excelente qualidade, tanto que vinha gente de muito longe em busca do precioso líquido, a fim de beber e até para curar doenças. A Imobiliária Barros, numa jogada de marketing, passou a vender as unidades com o nome de Loteamento Araxá, evocando a cidade de Axará, em Minas Gerais, até hoje conhecida mundialmente pela excelência de suas estâncias minerais. Mais tarde, com a construção de novas residências em torno do loteamento, a área passou a ser chamada de Parque Araxá.
Oficialmente, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística delimita o bairro da seguinte forma: Norte: Rua Azevedo Bolão e Avenida Bezerra de Menezes; Leste: Avenida José Bastos (via férrea); Sul: Avenida Jovita Feitosa; e Oeste: Ruas Professor Anacleto e Pedro Ferreira de Assis. Segundo ainda o IBGE, até o ano 2000 a referida área possuía 6.540 habitantes. Porém, historicamente, e no pensamento popular, sua extensão é bem maior, limitando-se, no lado Sul, com a Lagoa de Porangabussu, abrigando estabelecimentos que são conhecidos na cidade como pertencentes ao Parque Araxá, como o Clube Recreativo Tiradentes, Restaurante Paulinho do Frango, Panificadora Pamil, Colégios Deoclécio Ferro, Manuelito Azevedo e Antônio Sales, dentre outros.
Apesar de sua importância no desenvolvimento social e econômico da capital cearense, o bairro sofre uma indisfarçada discriminação por parte de moradores mais jovens, bem como de comerciantes e empresários recém-chegados, que acham o nome “Parque Araxá” cafona, antiquado, fora de moda, e preferem dizer que estão na Parquelândia, São Gerardo, Otávio Bonfim, Benfica ou Rodolfo Teófilo. Porém, mais interessante é a gente verificar que o Parque Araxá é cultivado por todos aqueles que gostam de preservar suas origens. O bairro tem, acima de tudo, um povo alegre e descontraído, abriga artistas de diferentes áreas de atuação e uma infinidade de empresas e prestadores de serviços que o tornam um lugar agradável e digno de ser habitado e visitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário